CESSÃO DE CRÉDITOS, VENDA DE DÍVIDAS OU COBRANÇA ESPECIALIZADA?

Qual a melhor alternativa para as empresas reduzirem e controlarem sua inadimplência?

5/21/20258 min read

Não é novidade para nós empresários, de que a inadimplência tem aumentado dia após dia no Brasil. Mesmo diante de algumas estratégias do Governo Federal e de Empresas com o intuito de reduzir a inadimplência e impedir o surgimento de novos devedores, 60% das empresas sofrem com este problema. Por esta razão, a inadimplência é hoje, a principal causa de descontrole financeiro das empresas e também da evasão dos seus clientes.

Em mais de 10 anos atuando na área de cobranças e negociações, diariamente, atendemos empresários e gestores que clamam por uma solução estratégica para a redução da inadimplência de suas empresas. Muitos, inclusive, possuem em suas corporações, equipes e setores responsáveis pela cobrança dos inadimplentes, mas em sua maioria, as estratégias utilizadas não possuem eficácia e resultados positivos, o que acaba onerando ainda mais essas empresas

No Brasil, o mercado ainda é muito escasso de empresas de cobranças que trabalham de forma séria e empenhadas no crescimento das corporações. Infelizmente, a maioria das empresas de cobranças não possui estratégias e métodos exclusivos para atenderem as demandas financeiras referentes à inadimplência, importando-se apenas com os lucros e resultados próprios. Por isso, não se preocupam com os clientes das empresas que contratam seus serviços, muito menos com a reputação dessas instituições.

Empresas especializadas em cobranças e recuperação de créditos, precisam demonstrar compromisso com seus resultados e transparência em suas tratativas financeiras com seus clientes. Por isso, é primordial que busquem por assessoria de cobranças que possuem equipes treinadas, motivadas e que utilizam sistemas modernos para a obtenção de resultados eficientes e pelo controle efetivo da inadimplência.

Algumas empresas, escritórios de cobranças e de advocacia, sob argumentos e promessas de “redução da inadimplência”, baseiam-se em estratégias que visam “comprar” créditos ou dívidas de empresas, principalmente as que atuam no ramo educacional como escolas, faculdades, cursos profissionalizantes e técnicos. Mas a venda ou cessão dos créditos de empresas endividas é benéfico e a solução para acabar com a inadimplência?

Antes de falarmos sobre os riscos e benefícios da cessão de créditos, é necessário entender o que é “cessão de créditos”. A cessão de créditos, trata-se de um negócio jurídico, onde uma empresa (cedente), transfere total ou parcialmente seus créditos para um terceiro (cessionário), ou seja, o direito do recebimento dos valores devidos, passam a ser da empresa de cobrança, independente da concordância do devedor. Algumas empresas optam por ceder seus créditos, por entenderem que esta prática é uma maneira de antecipar seus recebíveis. Esses créditos podem ser referentes aos valores com vencimentos futuros ou também vencidos. Por isso a expressão “comprar a dívida”.

A cessão de créditos, quando realizada de boa-fé, é considerada legal. Ocorre que, apesar da cessão de créditos ou a venda da dívida parecerem soluções atrativas, existem muitas “empresas” que se intitulam como “de cobranças”, bem como supostos “advogados” que se aproveitam da situação financeira difícil que as empresas enfrentam, para agirem de má fé, colocando-as em situações ainda mais complicadas.

Entre as principais desvantagens da cessão de créditos e da venda de dívidas, destacam-se:

a) O beneficiário na maior parte das vezes transfere seu crédito ou vende sua dívida por um valor muito inferior ao que tem direito de receber. Além disso, precisa arcar com porcentagens e altas taxas descontadas sobre os recebimentos;

b) A empresa ao ceder o crédito ou vender sua carteira de débitos, mesmo recebendo valor parcial que antecipa os seus recebimentos ou que minimize o prejuízo financeiro causado pela inadimplência, essas práticas levam a perda do controle da gestão de cobranças pela empresa cedente e impossibilita o controle financeiro junto aos clientes;

c) Há considerável impacto financeiro para as empresas cedentes, uma vez que, ao transferir a responsabilidade dos créditos ou venderem seus débitos, podem surgir custos adicionais, bem como significativa redução da margem de lucro da instituição;

d) O vínculo entre empresa e cliente é rompido, pois a cessão de crédito ou a venda da carteira coloca uma barreira que impede um relacionamento humanizado e assertivo com seus clientes, atingindo também futuros e prováveis clientes;

e) Há rompimento da régua de cobranças, fragilizando os processos de contatos com seu cliente e gerando possibilidades de erros nos fluxos.

Mesmo parecendo ser uma possibilidade vantajosa, as cessões de créditos, bem como a venda de dívidas, são alternativas que apresentam grandes riscos para as empresas. Independente do porte ou do índice de inadimplência, o mais indicado para as empresas que clamam pela solidez financeira e pelo controle da sua inadimplência, é que busquem empresas de cobranças sérias, que se preocupam com a cultura da sua empresa e que priorizem o compromisso com a prevenção da sua inadimplência e com do relacionamento com seus clientes.

Assim, concluímos que, a terceirização do serviço de cobranças é a solução e a escolha mais viável e sábia para as empresas que desejam crescer de forma saudável. Essa escolha vai elevar a satisfação dos seus clientes e promover fluxos de caixa positivos. Ao contratar um serviço de cobranças especializado, as empesas fortalecem as raízes do seu financeiro, mantém controle sobre seus fluxos de recebimentos, fortalecem as raízes do relacionamento com seus clientes e preservam sua política de negociações.

A VIJO ajuda a sua empresa na implementação de uma análise de crédito criteriosa e nas boas políticas de cobrança, fortalecendo sua instituição e garantindo um futuro promissor para seus clientes.

Não é novidade para nós empresários, de que a inadimplência tem aumentado dia após dia no Brasil. Mesmo diante de algumas estratégias do Governo Federal e de Empresas com o intuito de reduzir a inadimplência e impedir o surgimento de novos devedores, 60% das empresas sofrem com este problema. Por esta razão, a inadimplência é hoje, a principal causa de descontrole financeiro das empresas e também da evasão dos seus clientes.

Em mais de 10 anos atuando na área de cobranças e negociações, diariamente, atendemos empresários e gestores que clamam por uma solução estratégica para a redução da inadimplência de suas empresas. Muitos, inclusive, possuem em suas corporações, equipes e setores responsáveis pela cobrança dos inadimplentes, mas em sua maioria, as estratégias utilizadas não possuem eficácia e resultados positivos, o que acaba onerando ainda mais essas empresas

No Brasil, o mercado ainda é muito escasso de empresas de cobranças que trabalham de forma séria e empenhadas no crescimento das corporações. Infelizmente, a maioria das empresas de cobranças não possui estratégias e métodos exclusivos para atenderem as demandas financeiras referentes à inadimplência, importando-se apenas com os lucros e resultados próprios. Por isso, não se preocupam com os clientes das empresas que contratam seus serviços, muito menos com a reputação dessas instituições.

Empresas especializadas em cobranças e recuperação de créditos, precisam demonstrar compromisso com seus resultados e transparência em suas tratativas financeiras com seus clientes. Por isso, é primordial que busquem por assessoria de cobranças que possuem equipes treinadas, motivadas e que utilizam sistemas modernos para a obtenção de resultados eficientes e pelo controle efetivo da inadimplência.

Algumas empresas, escritórios de cobranças e de advocacia, sob argumentos e promessas de “redução da inadimplência”, baseiam-se em estratégias que visam “comprar” créditos ou dívidas de empresas, principalmente as que atuam no ramo educacional como escolas, faculdades, cursos profissionalizantes e técnicos. Mas a venda ou cessão dos créditos de empresas endividas é benéfico e a solução para acabar com a inadimplência?

Antes de falarmos sobre os riscos e benefícios da cessão de créditos, é necessário entender o que é “cessão de créditos”. A cessão de créditos, trata-se de um negócio jurídico, onde uma empresa (cedente), transfere total ou parcialmente seus créditos para um terceiro (cessionário), ou seja, o direito do recebimento dos valores devidos, passam a ser da empresa de cobrança, independente da concordância do devedor. Algumas empresas optam por ceder seus créditos, por entenderem que esta prática é uma maneira de antecipar seus recebíveis. Esses créditos podem ser referentes aos valores com vencimentos futuros ou também vencidos. Por isso a expressão “comprar a dívida”.

A cessão de créditos, quando realizada de boa-fé, é considerada legal. Ocorre que, apesar da cessão de créditos ou a venda da dívida parecerem soluções atrativas, existem muitas “empresas” que se intitulam como “de cobranças”, bem como supostos “advogados” que se aproveitam da situação financeira difícil que as empresas enfrentam, para agirem de má fé, colocando-as em situações ainda mais complicadas.

Entre as principais desvantagens da cessão de créditos e da venda de dívidas, destacam-se:

a) O beneficiário na maior parte das vezes transfere seu crédito ou vende sua dívida por um valor muito inferior ao que tem direito de receber. Além disso, precisa arcar com porcentagens e altas taxas descontadas sobre os recebimentos;

b) A empresa ao ceder o crédito ou vender sua carteira de débitos, mesmo recebendo valor parcial que antecipa os seus recebimentos ou que minimize o prejuízo financeiro causado pela inadimplência, essas práticas levam a perda do controle da gestão de cobranças pela empresa cedente e impossibilita o controle financeiro junto aos clientes;

c) Há considerável impacto financeiro para as empresas cedentes, uma vez que, ao transferir a responsabilidade dos créditos ou venderem seus débitos, podem surgir custos adicionais, bem como significativa redução da margem de lucro da instituição;

d) O vínculo entre empresa e cliente é rompido, pois a cessão de crédito ou a venda da carteira coloca uma barreira que impede um relacionamento humanizado e assertivo com seus clientes, atingindo também futuros e prováveis clientes;

e) Há rompimento da régua de cobranças, fragilizando os processos de contatos com seu cliente e gerando possibilidades de erros nos fluxos.

Mesmo parecendo ser uma possibilidade vantajosa, as cessões de créditos, bem como a venda de dívidas, são alternativas que apresentam grandes riscos para as empresas. Independente do porte ou do índice de inadimplência, o mais indicado para as empresas que clamam pela solidez financeira e pelo controle da sua inadimplência, é que busquem empresas de cobranças sérias, que se preocupam com a cultura da sua empresa e que priorizem o compromisso com a prevenção da sua inadimplência e com do relacionamento com seus clientes.

Assim, concluímos que, a terceirização do serviço de cobranças é a solução e a escolha mais viável e sábia para as empresas que desejam crescer de forma saudável. Essa escolha vai elevar a satisfação dos seus clientes e promover fluxos de caixa positivos. Ao contratar um serviço de cobranças especializado, as empesas fortalecem as raízes do seu financeiro, mantém controle sobre seus fluxos de recebimentos, fortalecem as raízes do relacionamento com seus clientes e preservam sua política de negociações.

A VIJO ajuda a sua empresa na implementação de uma análise de crédito criteriosa e nas boas políticas de cobrança, fortalecendo sua instituição e garantindo um futuro promissor para seus clientes.

JOHN ROBERT

DIRETOR EXECUTIVO DA VIJO – SOLUÇÕES CORPORATIVAS

Líder Coach

MBA em Gestão Empresarial

MBA em Gestão de Projetos

MBA em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

Business and Executive Coaching

Políticas Públicas

Direito Penal